Apartamentos compactos são tendência

Com áreas de lazer que oferecem muito além dos salões de festa, os moradores ganham comodidade


Os apartamentos compactos, imóveis com dimensões entre 30m² e 60m², têm sido a aposta das construtoras para atender jovens profissionais em boa situação financeira, investidores, aposentados e os chamados dinks (do inglês: double income, no kids yet), que são casais recém formados sem filhos. Segundo dados do IBGE, o número de pessoas que decidiram morar sozinhas dobrou na última década, o que resultou no aumento da demanda por imóveis de um ou dois dormitórios.

O último censo, de 2010, mostra, ainda, que a média de filhos por família está abaixo de dois, contra seis na década de 1970, um retrato de que a estruturas familiares do país também mudaram. Além disso, a fatia da população que procura por apartamentos pequenos é bastante variada. São estudantes, solteiros, idosos, casais sem filhos e divorciados. “As construtoras estão atentas a esse perfil de comprador e têm demandado unidades com dimensões menores, mas em empreendimentos que suprem as necessidades dos moradores, com alternativas nas áreas comuns, boa localização e acesso a infraestrutura de compras e serviços”, garante Luiz Felipe Quintão, sócio-diretor da Bloc Arquitetura.

apartamentos compactos

Para o arquiteto, há uma tendência nos novos projetos de apartamentos em apostar num tratamento diferenciado nas áreas de lazer comum, que tendem a proporcionar cada vez maior diversidade de atividades aos moradores. “O tradicional pilotis, padrão composto normalmente por salão de festas, piscina e quadra de esportes, já não é o suficiente para atender tal público. Acabamos de fazer um projeto, em parceria com a Prisbel, que possui área gourmet, home theater, sala de jogos, espaço fitness, quadra de squash, sauna, piscina, e até itens não tão comuns, como lounge café, conveniência, bicicletário e jardim mirante”, pontua.

Quintão acrescenta que o ponto principal é a integração de tudo, de forma a dar ao morador uma extensão, uma espécie de prolongamento da sala de estar do seu apartamento. O empreendimento está previsto para ser concluído em 2016, no Buritis, região sul de Belo Horizonte, e terá 7930m² de área construída, sendo que 64 das 81 unidades será de estúdios com 40m².

Apartamento-Compacto

Sobre tricoatres (577 Artigos)
Três mulheres tricotando sobre o universo feminino. Uma mãe, uma indecisa na vida e o último elo dessa tríade venusiana: uma jovem baladeira!