Aprenda como montar uma lancheira saudável para as crianças


A hora do lanche é muito importante, principalmente para as crianças que estão em fase de crescimento e desenvolvimento. No entanto, diante da correria diária, montar a lancheira dos pequenos com alimentos gostosos e também saudáveis é um grande desafio para os pais.

Uma problemática relativamente comum é que muitas crianças não se sentem atraídas por frutas, verduras e legumes. Porém, a presença de opções saudáveis e nutritivas é fundamental, já que hábitos alimentares são formados desde cedo e muitas doenças da vida adulta resultam de escolhas alimentares erradas feitas durante a infância.

“Uma dieta com baixa ingestão de grãos integrais, frutas e excesso de guloseimas, pode levar à deficiências nutricionais, além de contribuir para o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade. Também é importante lembrar que quando a criança não se alimenta em quantidade e qualidade adequada, pode ocorrer queda da imunidade”, alerta Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom.

 De acordo com a especialista, em se tratando das lancheiras das crianças, o ideal é substituir alimentos gordurosos por opções de baixa caloria e alto valor nutricional. “Oferecer sucos de fruta ao invés do refrigerante, preferir cookies integrais ricos em fibras e grão  em detrimento de bolos e doces excessivamente açucarados, são boas pedidas para manter em dia a nutrição infantil.”

 Outra orientação da consultora consiste em verificar se a combinação de alimentos inclui fruta, carboidrato e proteína. “As frutas são ricas em fibras, vitaminas e minerais, enquanto que o carboidrato e a proteína fornecem energia para o organismo, auxiliando na concentração. Dessa forma, além de garantir um desenvolvimento mais saudável, o lanche ainda vai fortalecer os pequenos e contribuir para um melhor rendimento escolar”, esclarece.

Com o intuito de ajudar os pais na hora de preparar a lancheira, a nutricionista listou algumas sugestões. Confira:


Substitua o pão refinado pela versão integral, rico em fibras, que colaboram para a sensação de saciedade e para o bom funcionamento intestinal.

Exclua os embutidos, como, por exemplo, presunto, peito de peru e salame. São opções com excesso de sódio e gordura, além de estragarem com muita facilidade. Também são ricos em nitrato, que é uma substância altamente cancerígena. Uma alternativa é utilizar o patê para rechear o lanche.

Os salgadinhos tradicionais podem dar lugar aos snacks saudáveis com redução de sódio e açúcar. Além disso, prefira embalagens individuais/pequenas, para evitar os excessos.

Os cookies integrais são substitutos ideais para os biscoitos recheados, chocolates, entre outros alimentos desse tipo. No mercado existem opções que além de saborosas e saudáveis são isentas de gordura trans e diminuem a velocidade de absorção do açúcar e das gorduras;

Exclua os refrigerantes, pois estas bebidas possuem baixo valor nutricional e apresentam excesso de açúcar e sódio, o que propicia o desenvolvimento de cáries e de doenças como diabetes e obesidade, além de prejudicar o desenvolvimento cerebral. Prefira os sucos naturais com suas fibras ou a própria fruta.

Pedir ajuda à criança para montar a lancheira auxilia na formação de hábitos saudáveis. Discorra sobre as opções escolhidas para que a criança aprenda sobre os alimentos e, consequentemente, tenha mais prazer ao se alimentar.

Também é muito importante ter a devida atenção com a higienização da lancheira. Além da limpeza diária com um pano úmido, ela precisa ser lavada semanalmente com detergente e água sanitária.

 

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Três mulheres tricotando sobre o universo feminino. Uma mãe, uma indecisa na vida e o último elo dessa tríade venusiana: uma jovem baladeira!