Como escolher a escola certa para os filhos?

filhos, escola, educação

Encontrar a escola ideal para o filho, que tenha professores capacitados, ampla infraestrutura e uma proposta pedagógica que atenda a todas as necessidades, não é tarefa fácil. Neste sentido, os pais dos estudantes muitas vezes precisam colocar na balança as características que almejam que uma escola detenha e analisar como, de fato, esse ambiente irá contribuir com a construção do aprendizado, diante de tantas opções. Os meses de agosto e setembro são o momento para quem ainda não começou a avaliar as escolas, iniciar a procura, já que a maioria dos colégios já está com as matrículas de 2016 abertas.

De acordo com Carlos Eduardo Barreira Lambert, coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental II do Colégio Poliedro, no Ensino Fundamental, além de uma proposta pedagógica bem estruturada, é importante que a escola proporcione atividades extracurrículares. Essas atividades, segundo ele, estimulam a criatividade do estudante e o autoconhecimento sobre as áreas nas quais possui maior aptidão. “Pontos fundamentais que os pais devem avaliar no momento de escolher uma escola para o filho são a proposta pedagógica, a infraestrutura oferecida pelo colégio, além de serviços e programas extras ou complementares”, reforça Lambert.

Já no Ensino Médio, os principais critérios para a escolha da escola ideal mudam significativamente, pelo fato de ser o momento de começar a pensar no vestibular. “No Ensino Médio, a escola ter a capacidade de preparar o aluno para alcançar um bom desempenho no vestibular e a escolha da carreira profissional tornam-se os objetivos dos pais”, afirma Lambert.

Confira alguns pontos principais para levar em consideração na hora de escolher a escolha do eu filho:

Autonomia
Quanto mais cedo o aluno buscar o amadurecimento intelectual, mais rápido estará apto a tornar-se um sujeito autônomo e socialmente engajado.

Dedicação
Aprender a se dedicar a um objetivo é fundamental para atingir seus sonhos.

Tecnologia
A tecnologia proporcionou muitas mudanças na educação e, além da aprendizagem adaptativa, possibilita que o aluno seja protagonista na descoberta de novos conhecimentos. 

Ambiente Estimulante
Amadurecimento intelectual, formação de caráter, estímulo para alcançar grandes conquistas e uso da tecnologia para buscar e prover conhecimento, tudo isso em um lugar acolhedor que estimula a criação de laços de amizade e a confiança para ser quem realmente é.

Ensino optativo de idiomas

Atualmente, o domínio de outro idioma é tão importante quanto a formação acadêmica. Hoje as línguas estrangeiras são ferramentas importantes para a vida profissional. É mais prático estudar línguas na escola e também, mais econômico, pois este serviço está incluso no valor do contrato anual. O estudo da língua estrangeira ajuda a conscientizar o aluno a investir nos estudos e na construção de um projeto pessoal.

Sobre tricoatres (577 Artigos)
Três mulheres tricotando sobre o universo feminino. Uma mãe, uma indecisa na vida e o último elo dessa tríade venusiana: uma jovem baladeira!