Como prevenir gripes e resfriados nas crianças?


Muitas crianças permanecem grande parte do dia dentro da escola, ambiente que possibilita a sociabilização e ajuda na formação da personalidade. Porém, é justamente nesse ambiente que alguns pequenos começam a sofrer com a incidência de gripes, resfriados e alergias. Mas, afinal, qual seria a causa?

De acordo com a gerente médica da unidade MIP (Medicamento Isento de Prescrição) do Aché Laboratórios Farmacêuticos, Dra. Talita Poli Biason, os males ocorrem porque as defesas do organismo ainda estão em desenvolvimento. “O contágio pelo vírus da gripe e do resfriado acontece através do contato direto entre outras crianças ou por objeto e/ou brinquedo de uso comum contaminado”, explica.

Ou seja, por meio da exposição às secreções respiratórias (tosse, coriza e espirros provenientes do coleguinha) ou por mãos infectadas. “O organismo da criança não tem memória imunológica completamente formada e tem capacidade menor de produção de anticorpos. Por isso, as infecções nessa fase são mais comuns”, descreve a médica.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

É importante deixar claro que existem diversos tipos de vírus. Sendo assim, o ideal é seguir alguns cuidados com a saúde da criança a fim de impedir o agravamento de infecções. “A lavagem nasal, com solução de cloreto de sódio 0,9%, auxilia na remoção do excesso de irritantes, favorecendo proteção natural da mucosa do nariz”, orienta a médica.

Essa medida é recomendada, especialmente, quando o tempo está seco e frio, pois a baixa umidade do ar contribui para o surgimento de inflamação das vias aéreas superiores, obstrução nasal, sangramento e dificuldade para respirar. “Realizar a lavagem nasal auxilia na remoção de impurezas e de muco e ainda mantém a mucosa nasal hidratada”, recomenda a Dra. Talita.

 Confira outras dicas de prevenções de doenças respiratórias:

– Oriente seu filho a lavar as mãos várias vezes ao dia;

– Aplique a solução de cloreto de sódio 0,9% para evitar o ressecamento da mucosa nasal de duas a três vezes por dia;

– Estimule a ingestão de bastante água, pois ajuda a combater o aparecimento de doenças;

– Deixe as superfícies sempre higienizadas;

– Se a criança estiver gripada ou resfriada, evite leva-la à escola para não contaminar as demais ou os sintomas se intensificarem;

Se seu filho já estiver resfriado, recomenda-se repouso, intensificação da lavagem nasal e, se necessário, a procura de um médico. O tratamento de crianças gripadas e resfriadas, acima de dois anos de idade, pode ser feito com medicamentos anti-histamínicos e descongestionantes sistêmicos, como o maleato de bronfeniramina e o cloridrato de fenilefrina, sob orientação médica.

Sobre tricoatres (571 Artigos)
<p>Três mulheres tricotando sobre o universo feminino. Uma mãe, uma indecisa na vida e o último elo dessa tríade venusiana: uma jovem baladeira!</p>