CrossFit: Veja como prevenir lesões e potencializar treino


O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico que ganha cada vez mais adeptos no Brasil. A atividade está baseada nos movimentos funcionais, feitos em alta intensidade, normalmente enquadrados em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico.

De acordo com estudo americano publicado na revista científica “The Orthopaedic Journal of Sports Medicine’, cerca de 20% das pessoas que praticam o CrossFit acabam lesionadas. Na maioria dos casos, a causa é a desatenção às orientações do educador físico ou a prática da modalidade sem a supervisão de um profissional. O excesso de treinos e a busca por resultados rápidos também podem resultar em lesões.

“O CrossFit trabalha com praticamente todos os músculos do corpo, aumentando a resistência e força muscular. A recuperação pós-atividade é fundamental para conquistar bons resultados e nunca deve ser ignorada pelos praticantes” afirma Aline Stringhetta, fisioterapeuta dermatofuncional.

De acordo com a especialista, há tratamentos que podem ajudar na rotina pós-treino e também a potencializar os resultados. “A Corrente Aussie, por exemplo, potencializa os ganhos musculares da atividade”, comenta.

A especialista indicou os tratamentos estéticos mais eficientes para sessões pós-CrossFit e explicou como cada um pode ajudar:

Modellata

A estimulação dos tecidos em várias direções alivia a dor por ativar os mecanorreceptores da pele e pela liberação de endorfinas. Na musculatura, facilita a remoção do lactato pós-exercício minimizando a dor muscular tardia, além de induzir ao relaxamento. Estimula a drenagem tecidual e linfática favorecendo a eliminação de toxinas e descongestiona o tecido.

Heccus Turbo

A associação da alta potência do ultrassom à corrente Aussie, terapia encontrada no Heccus Turbo, estimula a tonificação muscular enquanto reduz gordura localizada e celulite. O ultrassom realiza vasodilatação, aumentando o aporte de oxigênio e nutrientes para o tecido melhorando o aspecto da celulite, além disso, aumenta o metabolismo local, estimulando a redução de medidas. Também gera efeito sobre a pele, reduzindo a flacidez. Já a corrente Aussie, tratada como a “evolução da eletroterapia”, gera potentes contrações musculares de maneira confortável, potencializando o ganho muscular do treino de CrossFit.

Sobre tricoatres (560 Artigos)
Três mulheres tricotando sobre o universo feminino. Uma mãe, uma indecisa na vida e o último elo dessa tríade venusiana: uma jovem baladeira!