Dicas e orientações para uma pele mais hidratada


Cuidar da pele é essencial em qualquer idade, mas a face deve ser tratada com mais atenção para manter-se hidratada e saudável.Retirar toda a maquiagem antes de dormir, por exemplo, é fundamental para não acumular produtos químicos sobre a pele, afirma a médica Adriana Vidal Schmidt.

“Isto pode levar ao surgimento de reações irritativas, com prurido (coceira) e descamação, além de deixar a pele com aspecto irregular e poroso, bem diferente de uma pele limpa e saudável”, explica. Porém, a médica alerta para o exagero na limpeza: “O excesso de sabão e a fricção excessiva da pele na hora de limpá-la pode causar ressecamento e reduzir a barreira lipídica natural da pele, que funciona como uma proteção às agressões externas – poluição, vento e alterações climáticas”, relata.

Os banhos muito quentes, por sua vez, devem ser evitados porque o calor excessivo da água dissolve o manto lipídico – camada protetora sobre a superfície da pele –, tornando-a mais ressecada e frágil. É também o que acontece com o uso exagerado de sabão, aliado ao fato de que a maioria dos sabonetes têm uma substância chamada Lauril Sulfato de Sódio, responsável pela produção de espuma e redutora da adesão entre as células superficiais da pele, agredindo o manto lipídico de proteção e tornando a derme mais vulnerável a agentes agressores.

O cigarro é outra substância que agride a pele, porém, de forma mais agressiva. “Ele tem um efeito vasoconstritor que reduz o aporte de sangue e micronutrientes para as áreas da derme onde o colágeno é produzido, resultando em flacidez, rugas e um tom amarelado de pele”, explica a médica. O fumante pode aparentar até dez anos a mais do que sua idade cronológica. O cigarro acelera o envelhecimento do organismo como um todo, e órgãos como pulmões, coração, rins, cérebro e pele são os mais afetados.

O que pode ser usado e, se possível, todos os dias, é o protetor solar, mesmo em dias nublados. O filtro ajuda a reduzir o fotoenvelhecimento, que é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento progressivo da pele. Além disso, o produto reduz e muito as chances de câncer de pele.

Sobre tricoatres (577 Artigos)
Três mulheres tricotando sobre o universo feminino. Uma mãe, uma indecisa na vida e o último elo dessa tríade venusiana: uma jovem baladeira!