Dicas para iluminação de casa

Confira as dicas da arquiteta Leila Dionizios para deixar sua casa mais iluminada

iluminação, decoração, casa Crédito: Reprodução

Uma iluminação de casa correta faz toda a diferença no ambiente e ajuda a valorizar ainda mais a decoração. Entretanto, nem sempre sabemos muito bem o que fazer para melhorar a iluminação de um determinado cômodo ou até mesmo da casa em geral. Por isso, a arquiteta Leila Dionizios, especialista em luminotécnica, dá dicas para iluminação de casa.

O hall de entrada, por exemplo, deve ter uma iluminação convidativa, para causar uma boa primeira impressão. Neste caso, pontos de luz difusa (aquela em que um raio incidente se reflete em muitos ângulos em vez de em apenas um) cumprem bem o papel em criar uma iluminação bonita que você precisa no local.

Já a sala de estar, local em que passamos grande parte do tempo, deve ter uma luz suave e confortável aos olhos. Invista numa iluminação difusa e dê preferência a lâmpadas de cor amarela. Se você desejar destacar um objeto decorativo, como uma escultura ou quadro, instale um spot direcional, valorizando a peça sem interferir no resto do projeto de iluminação.

Na sala de jantar, a iluminação também precisa ser agradável, permitindo que você enxergue não só a comida, mas também todas as outras pessoas ao seu redor. Utilizar luminárias pendentes com a iluminação voltada somente sobre a mesa fica ideal. Lustres também são muito bem vindos, pois, além de ajudarem na iluminação, podem ser o objeto de destaque no ambiente. Na cozinha, em que é necessário enxergar com bastante precisão, é preciso investir em uma iluminação direta e, no caso de algum local que precise estar iluminado acabar ficando escuro, instale luminárias direcionais. Assim, você evita acidentes.

Na hora de iluminar os quartos, a luz uniforme e indireta ajuda a criar aquele clima aconchegante e romântico. Entretanto, esta luz não é boa para ler ou estudar. Portanto, se você for desenvolver esse tipo de atividade no cômodo precisará de luminárias ou abajures auxiliares.

O banheiro, em geral, é o cômodo em que mais se cometem erros na hora de instalar a iluminação. Evite lâmpadas e luminárias que criam sombras. Invista em luzes que sejam mais uniformes e intensas, principalmente sobre a bancada, pois desta forma fica muito mais fácil fazer a maquiagem ou se barbear.

Por fim, se você deseja ter uma iluminação de casa eficiente e que não pese no bolso, utilize lâmpadas econômicas e não se esqueça de valorizar a luz natural. Não obstrua as janelas com objetos ou cortinas e persianas muito pesadas. Facilite a entrada da luz e mantenha o ambiente sempre arejado.

Sobre tricoatres (571 Artigos)
<p>Três mulheres tricotando sobre o universo feminino. Uma mãe, uma indecisa na vida e o último elo dessa tríade venusiana: uma jovem baladeira!</p>