Dicas para um café da manhã equilibrado

Aqueles que pulam a refeição matinal podem perder nutrientes importantes para a saúde

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Você já deve ter ouvido falar que esta é uma das refeições mais importantes do dia, certo? Mas você sabe por quê? Durante o sono, o organismo continua trabalhando para manter as funções básicas como a respiração, os batimentos cardíacos e a circulação do sangue. Por isso, o café da manhã é fundamental para repor as energias do corpo e da mente e funciona como um combustível, necessário para pensar, trabalhar e realizar todas as atividades com mais disposição ao longo do dia. Confira abaixo dicas para um café da manhã equilibrado.

Com a rotina mais corrida, esta refeição acaba sendo substituída por alguns minutinhos a mais de sono ou por algum compromisso, o que pode prejudicar a saúde e comprometer a produtividade do dia. Segundo a nutricionista da Unilever, Laís Aliberti, formada pela Universidade de São Paulo, “incluir alimentos de todos os grupos alimentares é essencial. Opte por alimentos que contenham carboidratos e fibras (como pães integrais, aveia e mix de cereais), vitaminas e minerais (abundantes nas frutas), proteína e cálcio (presentes nos leites e derivados, ou alimentos vegetais, como à base de soja, por exemplo) além de alimentos fontes de gorduras “boas” como castanhas, sementes e creme vegetal”.

Segundo Laís, uma alimentação variada é indispensável para fornecer a energia adequada e também nutrientes importantes, como ômegas 3 e 6, cálcio, ferro, fibra, vitamina D, vitaminas do complexo B, ácido fólico, magnésio, e zinco. “Além disso, estudos indicam que aqueles que fazem o café da manhã tendem a consumir menos gorduras saturadas e maior quantidade de fibras, o que é favorável para a redução do risco para doenças crônicas, como as cardiovasculares, por exemplo”.

Estudos mostram que quem toma café da manhã, independente da idade, tende a participar de atividades físicas regulares, escolher alimentos mais saudáveis e não fumar. Ainda, indicam uma ligação benéfica com a saúde, incluindo a melhora no desempenho cognitivo e a redução do risco de doenças crônicas, como a diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Tanto os adultos como as crianças que consomem refeição matinal regularmente tendem a ter um peso corporal mais saudável, o que é fundamental para manter a saúde do coração.

Dicas da chef

Quando você está com pressa de acordar as crianças e prepará-los para a escola, pode parecer desafiador sentar e curtir um café da manhã equilibrado juntos. A chef da Unilever Brasil, Natália Santos, ajuda na resposta.

“Tente preparar o máximo do café da manhã na noite anterior. Deixe tigelas e colheres prontas para o cereal. Lave, fatie e faça porções de frutas. Para crianças maiores e adolescentes, tenha uma seleção de alimentos para o café estilo “faça você mesmo”, tais como barrinhas de cereal, bolinhos e pãezinhos integrais, mistura de nozes e amêndoas, queijos, leite e suco”.

Para um café da manhã rápido:

  • Mamão
  • Torradas integrais com creme vegetal 
  • Iogurte natural com morango

Para um café da manhã mais elaborado:

Shake com bebida à base de soja de morango AdeS batido com mamão e linhaça. Encontre essa receita no site Recepedia.

Frutas ao Molho de Mel. Confira no Recepedia.

Sanduíche de Espinafre e Queijo. Saiba como fazer no Recepedia

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