Exercícios físicos que podem ser praticados na gravidez


A prática de atividades físicas é benéfica para todas as pessoas, em especial para as grávidas. Além de reduzir o risco de complicações obstétricas, os exercícios na gravidez controlam melhor o ganho de peso e auxiliam na redução da depressão e estresse, bem comuns nessa fase da vida da mulher. Sempre preocupado com o bem estar das gestantes, o Espaço Gestar separou algumas dicas importantes para as mulheres que desejam se exercitar durante a gravidez:

  • Atividades aquáticas, como hidroginástica e natação, são as mais recomendadas, pois diminuem as dores lombares e o inchaço, já que evitam as forças gravitacionais;
  • Caminhadas, ioga e pilates também são algumas opções para as grávidas que não praticavam exercícios antes da gravidez. Quem já tinha um bom condicionamento físico pode continuar a realizar os mesmos exercícios, se assim o médico liberar;
  • As mamães que já tiveram ameaças de aborto espontâneo, bebê prematuro, sangramento forte, problemas na coluna lombar ou no quadril, tem pressão alta ou alguma doença pré-existente ou que terão mais de um bebê, também podem praticar exercícios. No entanto, necessitam de mais atenção e acompanhamento médico redobrado;
  • Após o terceiro mês, é preciso desconsiderar os exercícios em que a posição predominante seja com a barriga para cima ou aqueles em que a grávida permaneça em pé por muito tempo, pois eles podem reduzir o fluxo de sangue do bebê;
  • A hidratação constante e o uso de roupas fresquinhas é muito importante, além do uso do protetor solar, para os exercícios ao ar livre.
Sobre tricoatres (571 Artigos)
<p>Três mulheres tricotando sobre o universo feminino. Uma mãe, uma indecisa na vida e o último elo dessa tríade venusiana: uma jovem baladeira!</p>