Má postura, um perigo para a coluna

Os problemas causados e a importância da postura correta

má postura, coluna, dor nas costas, ortopedia, saúde Reprodução

Uma das coisas que mais se ouve quando criança é o famoso “olha a postura”, um conselho que deveria ser seguido por homens e mulheres em qualquer idade. Mais do que uma recomendação estética, a postura correta é importantíssima também para a saúde da coluna.

O ortopedista Dr. Artur da Fonseca explica que as alterações de postura provocam, com maior frequência, desvios na coluna que, por sua vez, podem levar ao uso incorreto de outras articulações, como as dos ombros, braços, mandíbulas, quadris, joelhos e pés. Ter postura inadequada por longos períodos pode acarretar enrijecimento das articulações vertebrais e até o encurtamento dos músculos.

Os problemas mais comuns nas pessoas que tem uma má postura são: lordose, cifose e escoliose. Dr. Artur lembra que com o passar do tempo, problemas como esses causam o desgaste das articulações da coluna, podendo levar a degeneração dos discos intervertebrais (hérnia de disco) e osteofitose (bico de papagaio).

Para melhorar a postura o ortopedista indica a pratica de exercícios físicos, que além de prevenir lesões, consegue sanar problemas já existentes, pois músculos fortes e com boa flexibilidade conseguem proteger a coluna.

Duas práticas super indicadas pelo médico é a ioga que promove o alongamento muscular e a consciência corporal, a outra é a hidroginástica, que traz muitos benefícios sem risco de impacto sobre as articulações da coluna.

Sobre tricoatres (577 Artigos)
Três mulheres tricotando sobre o universo feminino. Uma mãe, uma indecisa na vida e o último elo dessa tríade venusiana: uma jovem baladeira!