Meu caminho em busca da alimentação saudável

Por Camila Sanches @camilinha_fit


Cada pessoa traça uma trajetória em busca de uma alimentação mais saudável. No meu caso, tudo começou com uma insônia persistente. Como não gosto da ideia de tomar remédio sem necessidade, comecei a pesquisar incansavelmente sobre alimentos que ajudassem a combater o problema. E em meio a essas buscas, acabei descobrindo verdadeiros tesouros de conteúdo que mudaram tudo o que eu pensava sobre alimentação.

Abaixo listo cinco dessas descobertas que foram fundamentais para que eu criasse o que hoje chamo de meu “protocolo alimentar”. Sim, porque a palavra dieta me dá calafrios! O que sigo hoje é quase um propósito de vida, uma escolha diária por mais saúde, por ver a alimentação como aliada para uma vida melhor.

Não optei por me privar de nada, mas por me cercar de informação para fazer escolhas mais conscientes e condizentes com os meus objetivos de saúde, equilíbrio e felicidade. Aqui, abro para vocês o meu “mapa do tesouro” da alimentação saudável e espero que possam curtir cada um dos conteúdos como eu curti! Boa descoberta!

 Cooked (Documentário em 4 episódios, Netflix):

Veja o trailer e diga se não é apaixonante!

Tudo o que consigo dizer sobre essa série documental: assista! Mesmo que você não pense muito sobre alimentação, vale pelo aspecto antropológico envolvido. São quatro episódios divididos por elementos da natureza (fogo, água, terra e ar), nos quais o jornalista e pesquisador Michael Pollan se aprofunda na importância do ato de cozinhar para a evolução da humanidade, e problematiza sobre como a indústria alimentícia está uniformizando nossos gostos ao redor do mundo, e destruindo as particularidades alimentares que fazem parte da cultura de cada povo. Além da temática interessante, as imagens são belíssimas e você terminará cada episódio com vontade de comer, e muito! 

 

Fale com a Nutricionista (Blog)

fale-com

O blog da nutricionista goiana Carol Moraes é uma graça, os conteúdos são muito bem escritos e a Carol leva o tema da nutrição com uma leveza que me agrada muito. Ela é daquelas nutricionistas que falam de comida com paixão e não impõe nenhum tipo de restrição, mas orientam sobre escolhas. Além de conteúdos ótimos sobre propriedades dos alimentos, dicas e receitas, o blog promove a campanha “Projeto Verão pra vida toda”, que combate a cultura de dietas radicais e restritivas focando apenas em um corpo ideal por um período do ano. Além do blog, vale seguir a Carol no Instagram! Ela fotografa pratos lindos e se mostra super “gente como a gente”.

Blog: http://falecomanutricionista.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/carolmoraisnut/

Autoridade Fitness (Youtube):

Eu AMO esse canal! Sério! Sou uma pessoa bem racional, e quando mergulho em algo, gosto de ter embasamento e justificativa pra tudo. E o AF ajuda demais quando o assunto é embasamento. Todos os conteúdos são baseados em pesquisas científicas, explicadas de uma forma bem detalhada e divertida. Eles falam sobre opções alimentares, modalidades de exercícios, propriedades dos alimentos, saúde, suplementos alimentares, e uma série de assuntos super relevantes, mas de forma bem leve. Sem contar que o sotaque sulista do narrador é uma gracinha! Hehehe. Confira os vídeos do canal aqui.

Documentário OMG GMO

gmo

Esse é um verdadeiro tapa na cara. O documentário foi feito pelo produtor Jeremy Seiffert que, após ser pai, começou a se preocupar com a origem dos alimentos que dava aos seus filhos. Seiffert começou a pesquisar sobre a indústria agrícola e alimentícia norte-americana, e descobriu que boa parte de tudo que consumia era geneticamente modificada. E pior, que as pessoas não tinham acesso a essa informação, não sabiam o que isso significava, e que nem a própria comunidade científica tinha certeza dos riscos desse tipo de alimentação para a saúde dos habitantes do planeta. O documentário foi muito premiado e elogiado no mundo todo por tocar em temas sensíveis como os transgênicos, a falácia de seu uso para “alimentar o mundo”, a questão da sustentabilidade e da cultura alimentar em localidades nas quais as gigantes da indústria agrícola tem domínio.  Informação e questionamento nunca são demais! Veja o Trailler aqui!

Carol Borghesi (Youtube):

A Carol é nutricionista funcional e tem um canal ótimo no Youtube, além de um programa alimentar que pode ser feito à distância. O mais legal é que ela desmistifica várias questões em relação aos alimentos industrializados “ditos saudáveis” e apresenta receitas e alternativas para uma alimentação mais natural. Além disso, ela é superacessível para tirar dúvidas! Acesse o canal aqui!

 

Sobre tricoatres (571 Artigos)
<p>Três mulheres tricotando sobre o universo feminino. Uma mãe, uma indecisa na vida e o último elo dessa tríade venusiana: uma jovem baladeira!</p>