Receita de Boeuf bourguignon


A charmosa culinária francesa é a inspiração de receita dessa semana com seu tradicional prato Boeuf bourguignon, elaborado com vinho tinto e condimentos e que pode ser servido com uma variação de acompanhamentos como massas, ou purê de batata-doce, aqui sugerido. A receita foi desenvolvida pela Friboi.

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 55 minutos

Grau de dificuldade: moderado

Ingredientes

800 g de paleta cortada em cubos grandes

sal e pimenta a gosto

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de manteiga

1 folha de louro

1 colher (sopa) de farinha de trigo

400 ml de caldo de carne

500 ml de vinho tinto seco

10 mini cebolas

2 cenouras cortadas em rodelas

100 g de cogumelos Paris fatiados

Salsa picada a gosto

PURÊ DE BATATA-DOCE

300 g de batatas-doces cozidas

1 colher (sopa) de manteiga

100 ml de creme de leite fresco

sal a gosto

Modo de preparo

Tempere a carne com o sal e a pimenta. Em uma panela de pressão, aqueça o azeite com a manteiga, junte o louro e doure os cubos de carne. Polvilhe a carne com a farinha de trigo e mexa bem. Acrescente, aos poucos, o vinho, mexendo sem parar. Adicione o caldo de carne, feche a panela e cozinhe por 40 minutos após a pressão. Desligue o fogo, deixe sair a pressão e abra a panela. Junte as cebolas, as cenouras e os cogumelos. Se necessário, acrescente mais sal e pimenta. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo brando, sem pressão, até os legumes ficarem cozidos e o molho encorpado. Desligue o fogo e polvilhe a salsa.

PURÊ

Em uma panela, coloque as batatas passadas no espremedor, a manteiga, o creme de leite e o sal. Misture bem e, sem parar de mexer, deixe cozinhar por 3 minutos. Sirva a carne com o purê.

DICA

Substitua a paleta por coxão mole.

Sobre tricoatres (577 Artigos)
Três mulheres tricotando sobre o universo feminino. Uma mãe, uma indecisa na vida e o último elo dessa tríade venusiana: uma jovem baladeira!