Receita de Nhoque para o Dia dos Namorados

Prepare um nhoque à bolonhesa para o seu amor

Foto: Tadeu Brunelli

Quer fugir das filas gigantescas no Dia dos Namorados?? Tá sem grana para aquele restaurante bacana? Isso tudo não é desculpa para deixar de comemorar essa data especial com a pessoa amada! Que tal preparar aquela massa gostosa no dia 12?

A sugestão é de um aconchegante Nhoque à Bolonhesa, perfeito para o almoço ou jantar do domingo. Para acompanhar, a dica é servir um vinho de uvas cabernet sauvignon, malbec, merlot, tannat ou pinot noir, que harmonizam perfeitamente com o prato. A receita é da Academia da Carne Friboi.

Receita do Nhoque à Bolonhesa:

 Serve: 4 pessoas
Tempo: 90 minutos
Nível: Intermediário
Corte: Acém
Corte alternativo: Patinho

 Ingredientes para o nhoque

5 batatas Asterix
2 xícaras de chá de parmesão ralado
1 ½ xícara de chá de farinha de trigo
Sal a gosto

 Ingredientes para o molho

6 tomates italianos maduros, sem pele nem sementes, picados grosseiramente
1 litro de água quente
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
¼ de xícara de azeite
1 kg de carne moída (acém)
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo

Nhoque: cozinhe a batata com a casca, descasque e passe no espremedor. Espalhe em uma bandeja para esfriar e perder o máximo de umidade. Misture, aos poucos, com o queijo e a farinha. Modele e corte em cubos. Cozinhe por 2 minutos, em água fervente, até boiar. Retire e reserve.

 Molho: em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola por 2 minutos, mexendo sempre até ficar transparente. Acrescente o alho e refogue por mais 1 minuto, sem parar de mexer. Adicione a carne, o tomate e misture bem. Junte a água quente, o louro, o sal e a pimenta. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 1 hora, em fogo médio, mexendo de vez em quando para não grudar. Adicione um pouco de água se necessário. Desligue, verifique os temperos e reserve.

 Em um prato, misture o nhoque ao molho e sirva.

Sobre tricoatres (571 Artigos)
<p>Três mulheres tricotando sobre o universo feminino. Uma mãe, uma indecisa na vida e o último elo dessa tríade venusiana: uma jovem baladeira!</p>