Receitas de salmão para celebrar o amor no Dia dos Namorados

Crédito: Reprodução

Que tal surpreender o seu amor com receitas de salmão no Dia dos Namorados? Além de saudável, leve e muito saboroso, o charmoso pescado é extremamente versátil e de fácil preparo: ideal para os amantes testarem os seus dotes culinários com um menu apaixonado!

Para acompanhar a experiência gastronômica, espumantes para amores mais efusivos, e vinho tinto ou branco para brindes românticos. “Além de harmonizar muito bem com vinho, o salmão inspira pratos que arrancam suspiros e são verdadeiras declarações de amor”, destaca Melanie Whatmore, da Salmón de Chile.

Para quem dá os primeiros passos na cozinha, a Salmón do Chile recomenda receitas de salmão práticas – e leve – salmão grelhado com ervas (receita abaixo), ideal para harmonizar com Pinot Noir, de taninos mais suaves e paladar frutado.

Já os experientes podem impressionar o amor com um elaborado cheesecake de salmão com ricota e maçã verde (receita abaixo). “Fica perfeito com um espumante, que vai trazer equilíbrio ao prato cremoso com sua acidez mais intensa”, explica a porta-voz da Salmón de Chile.

Mas, se a ideia agrada o casal e a proposta é aquecer o clima, a sugestão tem nome promissor: Salmão Delícia Tantra! Uma receita afrodisíaca (abaixo) para cozinhar a dois, bem juntinho, e servir com vinho branco, fresco e de boa acidez.

Primeiros passos na cozinha – Salmão grelhado com ervas

Ingredientes:
½ quilo de salmão
1 colher de chá de alho
1 colher de chá de salsa
1 colher de chá de endro
2 colheres de chá de tomilho
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de vinagre de vinho
½ colher de chá de sal
¼ de colher de chá de pimenta

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e espalhe-os pelos dois lados do salmão. Leve o salmão ao refrigerador por uma hora para que se incorporem todos os sabores. Aqueça o grill ou uma frigideira antiaderente e unte com manteiga. Cozinhe o salmão entre 10 e 12 minutos, virando-o com a ajuda de uma espátula.

Para surpreender o amor – Cheesecake de salmão com ricota e maçã verde

Crédito: Reprodução / Pinterest

Crédito: Reprodução / Pinterest

Ingredientes:
Para a massa:
200g de biscoito cream cracker triturado
50g de manteiga
1/3 colher (café) de Fleur de Sal

Para o recheio:
250g de ricota fresca amassada
1 colher (chá) de dill picado
1 colher (café) de pimenta rosa moída
Pimenta verde moída na hora
1 colher (café) de creme de leite
300g de salmão fatiado defumado
1 maçã verde cortada em cubinhos
Raspas de um limão siciliano mais o suco de um limão siciliano
2 colheres (sopa) de azeite
Dill para decorar

Modo de preparo:
Misture a ricota com o creme de leite e a metade do salmão picadinho. Tempera com a pimenta rosa, o dill, a pimenta verde e a maça verde. Coloque essa mistura no fundo de quatro aros forrados com filme plástico, untado com azeite.

Agora, misture o biscoito triturado com a manteiga e o sal. Cubra a massa de ricota com essa base. Em seguida, cubra com filme e reserve na geladeira por 30 minutos antes de servir.

Na hora de servir, prepare uma vinagrete com o azeite, o suco de limão siciliano e a parte externa da casca do limão. Para servir, coloque o cheesecake no centro do prato, decore com uma rosácea de salmão e dill e contorne com a vinagrete.

Para Cozinhar Juntinho – Salmão Delícia Tantra

Ingredientes:
250g de medalhão de salmão
50g shitake
20g de cenoura
20g de vagem
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 xícara e meia de chá de arroz comum cozido
1 e ½ pimenta dedo de moça picada
Sal, pimenta do reino e cebolinha a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe o arroz como de costume e reserve. Tempere o salmão com sal e pimenta a gosto, coloque uma colher de manteiga na frigideira, frite o medalhão e reserve. Coloque uma colher de manteiga na frigideira e acrescente picados, o shitake, a cenoura e a vagem. Depois de refogá-los junte o arroz cozido e meia pimenta dedo-de-moça picada. Tempere com sal, pimenta do reino e cebolinha a gosto.

Sugestão de montagem
Acrescente o arroz no prato, coloque o medalhão e decore com uma pimenta dedo de moça.

Sobre tricoatres (571 Artigos)
<p>Três mulheres tricotando sobre o universo feminino. Uma mãe, uma indecisa na vida e o último elo dessa tríade venusiana: uma jovem baladeira!</p>